segunda-feira, 7 de junho de 2010

Agradecimento


Há conceitos que aplicamos no quotidiano de forma linear, outros que aplicamos automaticamente, outros que pensamos e não usamos realmente, outros demasiado supérfluos para serem falados e outros demasiado ousados para serem completamente compreendidos. E existe Ela. Ela é um conceito demasiado complexo para ser entendido por meras palavras. É um fluxo de tudo o que é, de tudo o que constrói, de tudo o que pensa, de tudo o que teme, de tudo o que dá. É um fluxo dinâmico onde olhares, palavras e sorrisos se misturam numa harmonia raramente vista e raramente pensada. Ela respira o ar que negativistas expulsam, transforma-o numa brisa encantadora que dá vida aos desencantados.

Não é prefeita: “há beleza na imperfeição”. É uma máquina de palavras e expressões alucinantes que nos consomem por momentos, e ao mesmo tempo uma máquina de silêncios e olhares realmente confortáveis. Ela é um conceito que jamais conseguirei explicar, porque é um conceito que muitas vezes nem entendo. Mas é um conceito que sinto e que sei que me (nos) faz feliz.

Ela não é abstracto mas também não é concreto. Ela não é óbvio mas também não é o complexo. Ela não é desprendimento mas também não é racionalismo. Ela é sonhadora, e como sonhadora tem medo perder. Mas é lutadora, e como lutadora luta contra esse medo. Ela é uma actriz única no palco da vida, e dá ao Mundo uma noção central de existência. Ela não vive por acaso, nem faz do acaso a sua rotina. Ela corrompe os limites do óbvio, e consome-os até tornar intensos os momentos que com Ela vivemos. Ela é definitivamente surpresa. É definitivamente sorriso, lágrimas e entrega.
Ela acorda e vive na intensidade das pequenas coisas que tornam o dia tão colorido, tão próximo e tão nosso. Ela cumprimenta inconscientemente dia após dia a Deneuve, a Zeta-Jones, a Kidman, a Glenn Close, a Maggie Smith, e partilha com elas todo o seu dia, todas as suas expertiências, todos os seus medos, todas as suas aspirações. Com Ela diria: quantas grandes artistas já actuaram no centro do seu quarto? E quantas personagens já ela foi no centro do seu quarto? E quantas discussões terá tido com as suas artistas a respeito das suas personagens e das suas imensas representações?

E é critica o suficiente para saber que a crítica é dinâmica. Por isso pede opinião a Eça de Queiroz, Baz Luhrmann, ao Paulo de Carvalho, ao Platão, aos Jigsaw, ao Mark Herman, à Meaghan Smith, ao Scorsese, à Sónia, ao Tom Hanks, ao Burton, aos goldfrapp, ao Nietzche ou à simples insónia que numa qualquer noite lhe impõe um diálogo. E mesmo Ela sabendo que é um pouco de tudo isso, Ela sabe que todos os dias se enriquece partilhando todos esses maravilhosos diálogos, todas essas maravilhosas críticas, todas essas maravilhosas viagens ao seu Mundo interior.

Da sua guitarra emanam sons que Ela sabe em que pessoas da sua vida encaixam. E Ela consumida pela música da sua vida encontra em cada sentimento e em cada partilha a imensa banda sonora do filme da sua vida, da narrativa do seu Mundo.
Ela é uma absoluta Romântica, e por isso é inconstante. Mas sabe no fundo que como o amanhã é sempre tarde de mais: ADORO-TE MÃE, ADORO-TE PAI, ADORO-VOS AMIGOS, ADORO-VOS SORRISOS, ADORO-VOS SENTIMENTOS, ADORO-TE MUNDO, ADORO-TE VIDA !!! Na sua inconstância ela encontra respostas, e nas suas respostas ela é feliz. Também para mim o amanhã é sempre tarde de mais, por isso: ADORO-TE, ADORO-TE e ADORO-TE !!
E, porra, que se lixe o resto: ABSOLUTAMENTE ARREBATADOR!
….
Ainda que nem sempre entenda aquilo que és enquanto conceito, sinto que fazemos parte um do outro, e que por essa vida fora quando olharmos para o lado estaremos um ao lado do outro, amigos para sempre, confidentes para sempre.
“… Et, même qui La Rose cest important, moi et toi savoir que l´important est que nous existons, et que je t´adore comme tu m´adore” (tentei).

2 comentários:

  1. Ela que entra num blog, lê, ri com dor, chora com alegria, ela que agradece que existas, ela que não encontra palavras para pedir desculpa por esta tão grande culpa que a atormenta, ela que não encontra palavras para explicar esta inconstância, ela que ainda assim te aprecia como um grande amigo que a conhece e descreve como nunca ninguém fez, ela que simplesmente...não merece :')

    ResponderEliminar
  2. Não gosto de se condescendente mas, no comentário anterior, fui e bastante. E eu que estive a ouvir um cd absolutamente maravilhoso chamado No Regrets agora estou cheia de arrependimentos. Como é que não se entende que uma pessoa te entende como um todo, conhece até o lado obscuro e continua a adorar-te. Como é que se é tão indiferente a isso? Tu desconstruiste-me, sinto-me tão nua neste texto, já era altura que alguém desfizesse este emaranhado que eu sou. Tenho a agradecer ao desinibidor de acções que me entregou aos teus braços, agora já não preciso dele, sou forte o suficiente para caminhar até ti de livre vontade, porque não te resisto por tudo o que representas para mim. Adoro-te :) Deixa-me dar uma gargalhada para a ingénua que te comentou este texto no dia 8 de Junho AhAhAh aquela pessoa não tem coração, comentário vazio, só consigo ver símbolos e tenho pena dela...mas enfim, tenho a impressão que ela vai mudar ;)

    ResponderEliminar