terça-feira, 27 de julho de 2010

Projecto Farol: a solução ou a causa?

O pensamento e a análise estrutural do país e do Mundo são um imperativo constante para quem quer repensar o Mundo que nos cerca e pelo qual disputamos hegemonia de ideias. Porém, esse processo só é eficaz e coerente quando acrescenta parágrafos aos pontos finais, ou seja, quando pensa formas novas de superar crises e de promover desenvolvimento social. Quando as análises feitas se centram em recriar e reinventar “formulas” para modelos obsoletos e que há muito provaram a sua ineficácia apenas estamos a encontrar formas novas de ir ter ao mesmo sitio: à crise, à desigualdade, à injustiça! É nesse campo que o “Projecto Farol” se centra e é nesse pressuposto que se desenrola!

É inevitável dizer que o distanciamento que assumo do “Projecto Farol” é, antes de mais, um distanciamento ideológico. Tem a ver com duas concepções opostas da sociedade, da política, do Estado, da economia. E ao contrário do projecto Farol, que baseado no projecto de sistema que temos, quer criar formas de o aprofundar e do reinventar, aquilo que a realidade e a história me ensinam é que mais que reformar o sistema, precisamos de o superar pensando um novo tipo de sistema realmente potenciador da prosperidade humana.

Esse marco ideológico tão vincado pelo projecto Farol assume-me a priori na sua visão sobre a globalização. A globalização, quer queiramos quer não, surge como resposta às necessidade do mercado de se internacionalizar para poder captar globalmente vantagens e reduzir riscos. É nesse processo que se generalizam as empresas transaccionais, o proteccionismo é abandonado e o comércio passa a ser Mundial, ou Mundializado. Atrás dessa dimensão vieram outras, mas essa é uma outra análise. O que me parece fundamental, é que a globalização económica como a conhecemos em nenhum momento se preocupou com os países de Terceiro Mundo, em nenhum momento pensou formas de cooperação solidárias entre os países, em nenhum momento elegeu o desenvolvimento humano global como a primeira meta, em nenhum momento foi capaz de responder aos grandes problemas estruturais do Mundo. A Globalização capitalista, apenas serviu para afundar o fosso que o Mundo vive.

É por isso que assumo um absoluto distanciamento do projecto Farol. O projecto Farol acredita neste modelo individualista e desresponsabilizado de globalização económica, acha que o caminho é este e que o devemos incrementar ainda mais. É por isso que quer um “Novo Contrato Social para a Globalização”, que embora escondendo (habilmente) o seu conceito, percebe-se o conteúdo central desse contrato: menos Estado, mais desresponsabilidade social das empresas, mais competitividade e mais livre arbítrio sem contrapartidas. Mas além do incremento desse novo contrato, o projecto Farol quer que ele seja educado “OBRIGATORIAMENTE”, embora não esclarecendo concretamente o que significa “educação obrigatória para a globalização”.

Uma resposta à hegemonia dos interesses financeiros e económicos nas escolas e na sociedade civil, exige um repensar do que queremos para globalização, o que é que a globalização deve ser para nós. Mas porque não é esse o objectivo central desta análise, basta esclarecer que rejeitar o individualismo e a competitividade desumana como os valores hegemónicos na sociedade, passa por rejeitar as propostas do projecto Foral para incorporar os valores do mercado na sociedade civil.

A juventude já não aguenta mais pressão mercantilista e “mercantilizadora”. O ensino além de estar a fazer o seu caminho para se transformar num negócio, está a privilegiar a aprendizagem da “produção/consumo”, e a formar não pensadores críticos capazes de pensar-novo, mas simplesmente “máquinas” de produção/consumo que o mercado vai absorver como trabalhadores (eternamente) temporários, sem direitos, obedientes, a quem o futuro vai ser hipotecado.

O pensamento concreto que impõe a rejeição dos valores de mercado na sociedade e no ensino, é a melhor arma que temos para responder aos malabarismos ideológicos que o sistema capitalista cria, e que no fundo, projectos como o Projecto Farol apenas servem para legitimar

Sem comentários:

Enviar um comentário